Dia 6 começa aqui em São Paulo a 4º edição do Festival de Cinema Latino que vem melhorando muito a cada ano. Neste ano a sessão contemporânea me parece muito boa corrigido inclusive algumas lacunas que a Mostra deixou no ao passado. Entre os brasileiros mais uma chance de ver Moscou do Coutinho e O Fim da Picada do Saaghard e as primeiras exibições em São Paulo do Meu Mundo em Perigo do José Eduardo Belmonte e No Meu Lugar do Eduardo Valente (tem também a primeira exibição do filme novo do Roberto Moreira para quem se interessar). Entre os internacionais ao menos três filmes que eu recomendaria o esforço de ver:
Uma Semana Sozinhos – Vi este em Buenos Aires ano passado. Ótimo segundo longa da diretora de Ana e os Outros.
Histórias Extraordinárias – Fiquei arrependido de perder este no BAFICI ano passado já que os comentários que ouvi/li eram todos muito entusiasmados. Dito isso é um filme de quatro horas.
Vou Explodir – Filme mexicano que recebeu elogios de alguns cinéfilos que eu confio.
Há ainda alguns filmes de veteranos (Leonardo Favio, Juan Carlos Tíbio) que podem valer a aposta e algumas mostras (Alex Viany, outra de retomada do cinema latino americano com uma seleção um tanto tímida, mas que inclui nova chance para quem nunca viu Mundo Grua). Programação e sinopses no site.
“Histórias Extraordinárias” tem a ver com Edgar Allan Poe?
Não.