Chantal Akerman no CCBB

Começa quarta-feira a retrospectiva da Chantal Akerman no CCBB-SP. Com exceção da prometida retrospectiva do Garrel, é difícil que o cinéfilo paulistano encontre um evento tão importante este ano (sei que vai para o Rio também mas não tenho certeza das datas). A própria Akerman deve vir participar de um bate-papo. No mínimo Jeanne Dielman, Eu Tu Ele Ela, Encontros com Anna, Noticias de Casa, Toda uma Noite, Noite e Dia e A Prisioneira são filmes obrigatórios. Não se trata de uma mostra completa, mas ela conta com todos os filmes mais elogiados da cineasta. A programação está aqui.

Ficam aqui também os links para os três ótimos textos que a Contra publicou sobre A Prisioneira quando o filme passou no Festival do Rio de 2001:
Eduardo Valente
Fernando Verissimo
Ruy Gardnier

14 Comentários

Arquivado em Filmes

14 Respostas para “Chantal Akerman no CCBB

  1. alves

    no rio de 10 a 26 de março.

    essa mostra não tava programada pra 2008? que seja, pelo menos veio.

    você tem como saber quais filmes tão em película pros seus leitores? aparece um sonoro DÊ-VÊ-DÊ ao lado do jeanne dielman. corta o coração isso, ainda mais COM ESTE filme.

    mentalize película, semionato, mentalize película.

  2. Filipe Furtado

    A Mostra estava no pacote aprovado pelo CCBB em 2008, mas as mostras de um ano sempre entram pelo ano seguinte.

    Não sei o que esta em pelicula ou DVD.

  3. Filipe:
    ¿Se ha estrenado en Portugal “Là-bas”?
    Aquí a España lo último que llegó fue “Demain on déménage” a festivales

  4. Filipe Furtado

    Jesus, a situação das exibições de Akerman aqui no Brasil é das mais graves, exceção feita ao episodio que ela fez para O Estado do Mundo, o último filme dela exiubido em festivais (nem falo de circuito) foi La Captive em 2001.

  5. No site do CCBB tem informação sobre os formatos de exibição dos filme. Pelo que eu vi, muita coisa é em película e beta para os filmes que foram captados em vídeo originalmente.

  6. O Guilherme foi mais rápido que eu. De fato, o site informa quais são em vídeo, beta ou película (35mm e 16mm). A dúvida é mesmo jeanne dielman, pq uma parte do site garante que é em 35mm, a outra diz que é em DVD.

  7. Eu colocaria o Là-bas entre os imperdíveis (e em DVD sem problemas).

    Já Jeanne Dilman faz muuuuita diferença em 35mm ou DVD – eu diria que dos filmes dela que vi é o que mais faz diferença.

  8. Bruno, no material para a imprensa Jeanne Dielman aparece em 35mm.

  9. Carla Maia

    Caros,

    sou a curadora da Mostra. Jeanne Dielman terá uma exibição em 35mm, no dia 15 e outra em DVD, no dia 18, em São Paulo. No Rio, no dia 18 em 35 e no dia 21 em DVD. Não foi possível negociar com a produtora 6 exibições em 35mm (duas em cada cidade da Mostra, SP, Rio e Brasilia) por causa da raridade da cópia. Fomos autorizadas a exibir apenas 3 vezes a película, e as outras 3 em DVD… infelizmente. Concordo que é de cortar o coração. Mas fizemos o possível. Dos 20 filmes da mostra, 14 estão em película. Os restantes são exibidos em outros formatos porque foram gravados em vídeo ou não tinham a película disponível. Espero por todos no CCBB! Abraços.

  10. Filipe Furtado

    Carla, muito obrigado pelos esclarecimentos. Entendo bem estas dificuldades. Pode ter certeza que no dia 15 estarei conferindo o filme em 35mm.

  11. Carla Maia

    Filipe,

    quero também agradecer pela divulgação da Mostra. No dia 15 estarei no Rio, mas volto pra SP para a mesa redonda do dia 21, com Ismail Xavier e Ivone Margulies. Será uma boa oportunidade de discutir os filmes, até lá quase tudo já terá sido exibido. Espero te conhecer pessoalmente nessa ocasião. Um abraço.

  12. Filipe Furtado

    Devo ir no debate sim. É bom você ter destacado porque me esqueci de menciona-lo no post.

  13. Hj estive na sessão de Là-bas, passou em dvd, e posso dizer que o Milton tem razão, é imperdível!

  14. Filipe Furtado

    O Chiko Guarnieri estava babando o ovo sobre o filme para mim agora a pouco. Vou conferir amanhã.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s