Para não dizer que só falei mal de uma parte do cinema brasileiro…

Por coincidência dois dos piores filmes “alternativos oficiais” da safra recente (Insolação e Os Famosos Contra os Duendes da Morte) entram em cartaz em semanas consecutivas aqui em São Paulo. Ambos no meio de suas cuidadosas belas imagens, narrativas formatadas para os festivais internacionais e atuações calibradas seja num excesso de expressividade (Insolação) ou num suposto naturalismo adolescente (Famosos) não escapam da impressão de estarem presos a uma camisa de força sufocante. Não duvido das boas intenções do Felipe Hirsch, Daniela Thomas e Esmir Filho mas Insolação e Famosos são a sua maneira filmes tão medíocres quanto Divã ou Se Fosse Voc~e 2. Embalagem artística ou não.

4 Comentários

Arquivado em Filmes

4 Respostas para “Para não dizer que só falei mal de uma parte do cinema brasileiro…

  1. “narrativas formatadas para os festivais internacionais” – isso é o pior de tudo. Não aguento mais esse padrão de boa parte do (elogiado e premiado mundo afora) cinema contemporâneo. Parece que mataram pensamento, emoção e ousadia. É só dinheiro, pose e afetação – quanto mais oco, “melhor”.

  2. Bernardo

    Uma pergunta que não é referente ao post, mas que tem a ver com cinema nacional: o que você acha de A Idade da Terra, do Glauber Rocha?

  3. Leandro

    Off-Topic : conseguiste achar a cinema scope em alguma banca de SP ? logo essa edição com as listas da década, não tô achando em lugar nenhum…

  4. Será que é por causa disso que a Warner só fez 3 cópias do “Famosos…”? e “Insolação” só apareceu no Rio e Sampa?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s